domingo, 29 de novembro de 2009

Lula vai à Cúpula Ibero-Americana e visita Ucrânia e Alemanha

Rio de Janeiro, 29 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou hoje rumo à cidade portuguesa de Estoril para participar da 19ª Cúpula Ibero-Americana, no final da qual iniciará uma viagem oficial à Ucrânia e à Alemanha, informaram fontes oficiais.

Após sua participação na segunda-feira e na terça-feira na Cúpula de Estoril, Lula viajará para Kiev, na Ucrânia, onde permanecerá até quarta-feira, e terá compromissos na quinta-feira e na sexta-feira nas cidades alemãs de Berlim e Hamburgo.

Esta é a quarta viagem do chefe de Estado do Brasil à Europa nos últimos dois meses, anteriormente esteve na França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Suécia e Dinamarca.

O governante brasileiro deve chegar a Lisboa na noite deste domingo e na segunda-feira estará presente na cerimônia de abertura da Cúpula Ibero-Americana e comparecerá a um almoço oferecido pelo primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e a um jantar oferecido pelo presidente luso, Aníbal Cavaco Silva.

Segunda-feira também participará de uma reunião reservada de trabalho que terão os chefes de Estado e do Governo dos países ibero-americanos em Estoril para analisar "respostas à crise econômica e financeira".

Na terça-feira, Lula vai participar da sessão plenária da Cúpula Ibero-Americana para discutir inovação e conhecimento, ferramentas que o Brasil considera essenciais para melhorar a competitividade da região.

"A inovação é uma condição básica para que sejamos mais competitivos. Precisamos ter na região ibero-americana uma decisão dos Governos de colocar mais dinheiro para financiar a inovação nas empresas" e, desta forma, "ser competitivos no mundo globalizado", disse Lula em entrevista à Agência Efe na quinta-feira passada.

Na mesma entrevista, o presidente brasileiro afirmou que seu Governo tem muito interesse em "mostrar aos pequenos e médios empresários que a alta competitividade que necessitam para sua inserção no mercado global exige inovação".

Além disso, os governantes também abordarão em Estoril assuntos de interesse regional, como a situação em Honduras, e a global, como a mudança climática, as perspectivas para a Cúpula de Copenhague e a crise econômica.

Após sua participação na Cúpula Ibero-Americana, Lula viajará na primeira hora da tarde de terça-feira a Kiev, onde terá encontros com diferentes autoridades da Ucrânia, país com o qual o Brasil tem acordo estratégico para o lançamento de foguetes espaciais.

Depois de sua visita à Ucrânia, Lula se reunirá na quinta-feira em Berlim com o presidente alemão, Horst Kohler, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, assim como com os presidentes das principais empresas alemãs.

Na sexta-feira, o governante brasileiro participará em Hamburgo de um seminário com mais de 500 empresários alemães.

Conforme versões de imprensa ainda não confirmadas, Lula viajará os 290 quilômetros entre Berlim e Hamburgo em um trem de alta velocidade, para conhecer o serviço oferecido por uma das empresas interessadas em construir o mesmo sistema de transporte entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Na licitação para construir o trem de alta velocidade entre as duas maiores cidades brasileiras também estão interessadas empresas da Espanha, França, Coreia e Japão.

sábado, 28 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

Ibero-América

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Países da Ibero-América
Mapa da Ibero-América
Membros

Europa

América

Observadores e Novos Associados

Ásia e Oceania

África

América

Estados e Governos Não Membros

A Ibero-América é uma região geográfica que compreende os dois países da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e os da América Latina hispanófona e lusófona por afinidade histórica, cultural e linguística.

O termo Ibero-América é formado a partir das palavras Ibéria e América e utiliza-se para designar o grupo de países formado por Espanha, Portugal e as nações americanas independentes que foram antigas colónias destes países. O gentílico é ibero-americano ou ibero-americana.

As nações ibero-americanas integram a Comunidade Ibero-Americana de Nações que anualmente realiza uma Conferência Ibero-Americana em que comparecem os chefes de estado e de governo dos países ibero-americanos. Na mesma integrou-se Andorra e existe o projecto de incorporar outras nações africanas e asiáticas que foram colónias portuguesas ou espanholas.

Não deve confundir-se este termo com os conceitos de América latina e Hispano-América, devido a estes termos serem exclusivamente referidos a países americanos, excluindo os países ibéricos.

[editar] Geografia

Apesar de um pequeno território do sul de França e a colónia britânica de Gibraltar estarem geograficamente na Península Ibérica, nem França nem Gibraltar fazem parte da Ibero-América. A quase totalidade do estado francês está fora da península, exceptuando a comarca da Alta Sardanha e além disso, este país faz parte do mundo francófono com as suas antigas colónias na América: Haiti e Canadá (Quebec e Acádia), e na África, Ásia e Oceania.